QUEM LÊ FICA SABENDO.

December 29, 2016

Hoje é último dia para mais de 10 mil baianos sacarem o PIS

Hoje é o último dia para 10.244 baianos que tem direito ao abono salarial PIS – Pasep, ano-base 2014, e ainda não receberam sacarem o benefício equivalente a um salário mínimo nas agências bancárias. Amanhã só vai poder retirar o dinheiro quem tem Cartão Cidadão com senha registrada.
O saque poderá ser feito em lotéricas e terminais de autoatendimento da Caixa Econômica Federal (CEF). Mais de R$ 794 milhões ainda estão disponíveis à espera de um total de 900 mil trabalhadores em todo o país que podem perder o prazo. Na Bahia, o total de saques pendentes corresponde a quase 35% do número de trabalhadores que têm direito ao benefício.
Quem tem direito
O pagamento do abono salarial 2014 é feito para quem está inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e trabalhou com carteira assinada por no mínimo 30 dias naquele ano, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos. Também é preciso ter seus dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

Para conferir se tem direito ao benefício, o trabalhador pode acessar o portal do Ministério do Trabalho (www.trabalho.gov.br/abono-salarial). Basta inserir CPF ou número do PIS/Pasep e data de nascimento para fazer a consulta. Este ano foi a primeira vez que o Ministério disponibilizou a lista com os nomes de quem tem direito ao abono e ainda estendeu o prazo inicial previsto para terminar em junho deste ano. Até aquele mês havia 1,2 milhão de saques a serem feitos.

Por isso, o Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), ampliou o prazo de saque até 30 de dezembro. A prorrogação deu a oportunidade para mais de 296 mil pessoas que tinham perdido o prazo inicial sacarem o benefício.
Ainda assim, é alto o número de saques pendentes. Em São Paulo há 348.660 saques pendentes. Depois vem Rio de Janeiro (81.251), Rio Grande do Sul (69.264), Santa Catarina (62.249) e Minas Gerais (58.360). Na outra ponta, com maior índice de pagamentos efetuados Nordeste – Piauí (90,53%) e Sergipe (79,01%). Ainda no Nordeste, a Paraíba (70,35%) e a Bahia (65,11%) também pagaram mais da metade dos abonos.(Correio)
Compartilhar:
← Newer Post Older Post → Home

PUBLICIDADE

Publicidade

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE



PUBLICIDADE


Seguidores

Matéria do dia.

TCU paralisa reforma agrária no País após identificar 578 mil beneficiários irregulares

O Tribunal de Contas da União (TCU) determinou a paralisação imediata do programa de reforma agrária do Incra em todo o País. A medida caut...

Contato Rápido

Contato Rápido

Mais Postagem

Total de visualizações