QUEM LÊ FICA SABENDO.

July 7, 2017

Nova boia sinalizadora é colocada no mar pela Marinha

A nova boia sinalizadora, que vai substituir o equipamento arrastado pelo vento até a praia do Rio Vermelho, foi colocada no mar, na altura da Barra, na manhã desta sexta-feira (7). A operação foi encerrada às 9h, segundo informações da Marinha. O mar continua agitado e por isso, a embarcação teve que se deslocar mais devagar durante a ida e a volta até o Banco de Santo Antônio, na altura da Barra.
O local fica a 8km da costa. A nova boia luminosa foi colocada na embarcação às 15h de quinta-feira (6) e o Navio-Balizador "Tenente Boanerges", que desatracou da Base Naval de Aratu às 3h30 da madrugada.
O Banco de Santo Antônio é uma região potencialmente perigosa, segundo a Marinha. O perigo ocorre de acordo com o calado de cada embarcação, pois a área de maior profundidade, que tem uma coluna de água de 10 metros até a superfície. Mas para uma lancha com calado de um metro não correm risco.
 
De acordo com a Marinha, as boias de sinalização ficam presas ao fundo do mar por meio de correntes denominadas “amarras”. Elas são fixadas ao fundo por um bloco de concreto denominado de “poita”. Este dispositivo, “linha de fundeio”, é responsável por manter o posicionamento do sinal náutico.
A boia custa cerca de R$ 100 mil, de acordo com a Marinha e pode ser usada por muitos anos, em regime de rodízio, ficando um período no mar e outro como reserva.
Ventos fortes
O equipamento, de seis toneladas e 12 metros de altura, apareceu nas imediações da Praia da Mariquita e assustou até quem tem intimidade com o mar. Por volta de 1h da madrugada da terça-feira (4), houve uma rajada de 59 km/h, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Um navio-patrulha orientou os navegantes na entrada da Baía de Todos os Santos até a colocação da nova boia sinalizadora. "O Navio-Patrulha tem a missão de orientar o tráfego de embarcações, a fim de contribuir para a segurança da navegação na área, até que o Serviço de Sinalização Náutica do Leste (SSN-2) instale uma boia luminosa sobressalente no local, o que deverá ocorrer tão logo haja uma melhora nas condições do mar", afirmou a Marinha, em nota.(Correio)
Compartilhar:
← Newer Post Older Post → Home

PUBLICIDADE

Publicidade

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE



PUBLICIDADE


Seguidores

Matéria do dia.

TCU paralisa reforma agrária no País após identificar 578 mil beneficiários irregulares

O Tribunal de Contas da União (TCU) determinou a paralisação imediata do programa de reforma agrária do Incra em todo o País. A medida caut...

Contato Rápido

Contato Rápido

Mais Postagem

Total de visualizações