QUEM LÊ FICA SABENDO.

July 5, 2017

Relator de denúncia contra Temer foi "juiz de tapetão" no Brasileirão

Há 18 anos, na condição de presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), o deputado federal pelo PMDB do Rio, Sérgio Zveiter - que assumiu a relatoria da denúncia contra o presidente Michel Temer, também do PMDB, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara-, se envolveu em outro caso de repercussão: o "caso Sandro Hiroshi" no Campeonato Brasileiro de 1999.
 
Segundo reportagem do Uol, por muito tempo, o sobrenome Zveiter foi praticamente sinônimo do comando da Justiça desportiva no Brasil. O irmão mais velho de Sérgio, Luiz Zveiter, presidiu o STJD entre 1996 e 1998, e depois entre 2000 e 2005. Nesse intervalo, entre 1998 e 2000, coube a Sérgio comandar os procedimentos que resultaram em um "tapetão" que salvou o Botafogo do rebaixamento e causou a criação da Copa João Havelange no ano seguinte.
 
Ainda de acordo com a reportagem, a controvérsia começou em 1999, após uma denúncia de que o atacante são-paulino Sandro Hiroshi havia adulterado sua documentação para parecer mais novo havia anos. O Botafogo, que havia tomado 6 a 1 do São Paulo, e o Inter, que havia empatado, entraram com ações pedindo os pontos da partida. Sob o comando de Sérgio Zveiter, o STJD deu ganho de causa aos dois clubes.
 
Com os três pontos conquistados no tribunal, o Botafogo se salvou do rebaixamento e mandou o Gama em seu lugar para a Série B. Mas o time do Distrito Federal não se conformou e brigou pela vaga na primeira divisão na Justiça comum, ganhando em todas as instâncias.
 
Botafoguense assumido, a família ainda reassumiu o comando no STJD entre 2012 e 2014, quando Flávio Zveiter, filho de Luiz, presidiu o tribunal. A passagem mais emblemática de sua gestão foi o "caso Héverton", que salvou o Fluminense do rebaixamento em 2013 e culminou com o rebaixamento da Portuguesa para a Série B pela escalação de um jogador irregular na última rodada - o Flamengo também foi punido pela escalação do suspenso André Santos. Agora, em Brasília, Sérgio recoloca o nome do clã sob os holofotes.(BNews)
Compartilhar:
← Newer Post Older Post → Home

PUBLICIDADE

Publicidade

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE



PUBLICIDADE


Seguidores

Matéria do dia.

TCU paralisa reforma agrária no País após identificar 578 mil beneficiários irregulares

O Tribunal de Contas da União (TCU) determinou a paralisação imediata do programa de reforma agrária do Incra em todo o País. A medida caut...

Contato Rápido

Contato Rápido

Mais Postagem

Total de visualizações