QUEM LÊ FICA SABENDO.

September 9, 2017

Fachin Decide Enviar Denúncia Contra Dilma E Lula Para Primeira Instância



O ministro relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, decidiu enviar para a primeira instância a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República contra os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, e ainda contra o ex-ministro Aloizio Mercadante, por obstrução às investigações. 
Conforme reportagem do jornal O Estado de S. Paulo deste sábado (9), o gesto de Fachin contrariou o pedido feito pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que queria o processamento da denúncia no STF.
Agora, o caso será analisado pela Justiça Federal do Distrito Federal, isso porque os denunciados não têm foro privilegiado. O alvo da denúncia foi nomeação de Lula como ministro por Dilma Rousseff no início de 2016. A PGR entendeu que houve a intenção de barrar o avanço da Operação Lava Jato sobre o petista. A nomeação como ministro-chefe da Casa Civil garantiria ao ex-presidente a prerrogativa de foro no Supremo.
Apesar da tentativa de Dilma, uma liminar do ministro do STF Gilmar Mendes impediu a posse de Lula no cargo.
Outra parte da denúncia versa sobre a troca de informações sigilosas entre Dilma Rousseff e a empresária Mônica Moura, mulher do marqueteiro João Santana, por meio de "contas de correio eletrônico clandestinas", entre 2015 e 2016.

(BNews)
Compartilhar:
← Newer Post Older Post → Home

PUBLICIDADE

Publicidade

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE



PUBLICIDADE


Seguidores

Matéria do dia.

TCU paralisa reforma agrária no País após identificar 578 mil beneficiários irregulares

O Tribunal de Contas da União (TCU) determinou a paralisação imediata do programa de reforma agrária do Incra em todo o País. A medida caut...

Contato Rápido

Contato Rápido

Mais Postagem

Total de visualizações