Cerca de 70% dos alunos do ensino médio têm nível insuficiente em português e matemática

Sete a cada dez alunos do terceiro ano do ensino médio tem nível insuficiente em português e matemática. De acordo com o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2017, divulgado pelo Ministério da Educação nesta quinta-feira (30), apenas 2% dos estudantes tem conhecimento avançado nessas disciplinas.  
Composto pelas médias de proficiências em português e matemática, o Saeb é a avaliação utilizada pelo governo federal para medir a aprendizagem dos alunos ao fim de cada etapa de ensino. O sistema é usado de dois em dois anos.
Segundo informações do G1, pela primeira vez, o MEC organizou os níveis de proficiência em uma escala de 0 a 9, do pior para o melhor. Se o aluno apresenta um resultado de 0 a 3, seu rendimento é considerado insuficiente. Entre 4 e 6, o nível é baixo, e de 7 a 9, avançado.
De acordo com a publicação, uma avaliação da série histórica do Saeb mostra que há uma estagnação no ensino médio. Em português, o incremento foi de um ponto, passando de 267 pontos em 2009 para 268 em 2017. Já em matemática, a nota caiu. Naquele ano, a média era de 275 pontos e, em 2017, foi de 270. Isso significa que a maioria dos estudantes brasileiros não consegue localizar informações explícitas em artigos de opinião ou em resumos, por exemplo, nem é capaz de resolver problemas com operações fundamentais ou reconhecer o gráfico de função a partir de valores fornecidos em um texto.
*BN

Escrito por Folha de Noticias SAJ

Seu Portal informativo, aqui você bem informado.