Presidente do PCdoB em Salvador ironiza declaração de Barral: "tem problemas de memória"


O presidente do PCdoB de Salvador, Everaldo Augusto, ironizou uma declaração feita por Bruno Barral, secretário municipal de Educação (Smed). O titular da Educação afirmou, em entrevista à Metrópole FM, que não sabia que a empresa Nutriplus Alimentação e Tecnologia Ltda estava envolvida no caso da "máfia da merenda" no estado de São Paulo. O grupo venceu uma licitação na prefeitura de Salvador e levou um contrato de R$ 25,3 milhões para atuar na prestação de serviço alimentar escolar.
Segundo Augusto, em 2016, quando era vereador de Salvador, a Nutriplus já fornecia merenda escolar em algumas escolas do município. Na ocasião, o então legislador conta que acionou o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e o Tribunal de Contas da União (TCU) para apurar irregularidades nas prestações de contas após denúncias do Conselho Municipal de Alimentação Escolar (COMAE).
De acordo com o órgão, que tem como atribuições acompanhar e monitorar o uso dos recursos repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, nas notas fiscais apresentadas pela Nutriplus constavam contratação de serviços. A prática seria irregular e contraria as regras do Plano Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que prevê o uso exclusivo da verba para aquisição de alimentos.
“Não tem como o secretário afirmar que não sabia das irregularidades e do envolvimento da empresa com as máfias da merenda escolar. As denúncias foram e continuam sendo feitas pelo COMAE, endossadas pelo Conselho Regional de Nutrição, diretamente à Secretaria de Educação do Município e aos órgãos controladores, inclusive ao PNAE, dirigido até recentemente pelo senhor Sílvio Pinheiro, ex-secretário da gestão ACM Neto. A persistir nesta atitude ele confessa que não sabe nada do que se passa na pasta ou que tem sérios problemas de memória, o que é igualmente grave”, disparou Everaldo Augusto.
Notícia relacionada:

Escrito por Folha de Noticias SAJ

Seu Portal informativo, aqui você bem informado.