Polícia Federal realiza operação “Rota BR 090” para combater desvio de recursos de obras do DNIT


    Nesta terça-feira (6), a Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagraram uma operação para combater esquemas de desvios de recursos públicos em obras de rodovias realizadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
    Intitulada Rota BR 090, a operação cumpre seis mandatos de prisão preventiva, quatro de prisão temporária, 28 de busca e apreensão, além de sequestro de bens, bloqueio judicial de valores dos envolvidos e afastamento dos servidores públicos investigados.
    Os policias estão em quatro municípios: Belo Horizonte (MG), Oliveira (MG), Brasília (DF) e São Paulo (SP).
    Segundo o site G1 Minas Gerais, nos últimos 5 anos, empresas alvos da ação fraudaram licitações e contratos desviando um montante de R$ 457 milhões que seriam destinados a obras de manutenção das rodovias federais no estado.
    As investigações começaram em 2015, após a constatação do esquema fraudulento, que era executado por pregoeiros e fiscal de obras junto com empresários do ramo da construção civil. Relatórios de auditoria da Controladoria-Geral da União (CGU) confirmaram a existência de contratos superfaturados, execução de serviços com baixa qualidade e pagamento por serviços não executados. Os investigados poderão responder por corrupção ativa, corrupção passiva, peculato, organização criminosa e  lavagem de dinheiro.
    A operação Rota BR 090 conta com apoio o Ministério Público Federal (MPF) e Receita Federal (RF)./G1 MinasGerais 

    Escrito por folha

    Seu Portal informativo, aqui você bem informado.



      Comentário do Google+
      Cometários do Facebook

    0 comments:

    Post a Comment