Atendimento do Bolsa Família é suspenso e serviços socioassistenciais são adaptados em Salvador



    A partir da segunda-feira (23) as unidades e serviços socioassistenciais de Salvador passarão a funcionar em esquema especial de atendimento. As medidas foram anunciadas pela Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre) como parte das ações de prevenção e controle do novo coronavírus a fim de evitar aglomerações e reduzir a circulação de pessoas.
    De acordo com a secretária da Sempre, Ana Paula Matos, medidas ainda mais restritivas se tornaram necessárias por causa do momento decisivo de combate à proliferação do vírus. O comitê gestor da Sempre se reúne diariamente para reavaliar as medidas adotadas e traçar novas estratégias de controle do vírus e readequação dos serviços socioassistenciais na capital baiana.
      
    “Com muita responsabilidade, tratamos esse momento que será determinante para minimizarmos o impacto que a doença terá na nossa cidade. Antecipamos as ações de prevenção antes mesmo do decreto do prefeito ACM Neto, com o objeto de contribuir para diminuir as transmissões. Agora entendemos que medidas mais rígidas precisam ser adotadas e estamos adaptando os nossos serviços socioassistenciais para que passemos mais rapidamente e saiamos mais fortes desse momento”, avaliou.

    Confira, abaixo, o funcionamento dos serviços de atendimento ao público, de acordo com as novas medidas preventivas: 
    Gerência Geral do Cadastro Único (GGCU)
    O atendimento para os serviços do Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada (BPC) estão suspensos; o benefício Auxílio Funeral será realizado pelo telefone e WhatsApp, através do número (71) 99623-2915, de domingo a domingo, das 8h às 17h; haverá atendimento presencial para o Auxílio Moradia, de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, na sede do Centro Unificado de Inclusão, Desenvolvimento, Assistência e Referência Social (CUIDAR), na Rua Miguel Calmon, 28, Comércio.

    Diretoria de Proteção Social Básica (DPSB)
    O plantão de atendimento dos 28 Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) espalhados pela cidade será realizado em polos, de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h. Os Cras que atuarão em regime de plantão, das 9h às 15h, funcionarão de duas a três vezes por semana.
    Plantões Sociais Territoriais dos CRAS:  1- CRAS Lobato será o polo das unidades Lobato, Itapagipe e Parque São Bartolomeu. 2- CRAS Paripe: polo das unidades Paripe e Plataforma. 3- CRAS Itapuã: polo das unidades Itapuã e Bairro da Paz. 4- CRAS Centro Histórico: polo das unidades Centro Histórico e Brotas. 5 - CRAS Narandiba: polo das unidades Narandiba, Nordeste e Boca do Rio. 6 - CRAS Cajazeiras: polo das unidades de Cajazeiras e Águas Claras. 7 - CRAS Calabetão: polo das unidades Calabetão, Mata Escura e Pau da Lima.  8- CRAS Fazenda Grande do Retiro: polo das unidades Fazenda Grande e Liberdade. 

    Funcionam em plantões especiais territoriais (três vezes por semana) os CRAS Nova Esperança/Ceasa; CRAS São Cristóvão; CRAS Federação; CRAS Ilha de Maré, CRAS Ilha de Bom Jesus; CRAS Parque São Cristóvão e CRAS Valéria. Já os CRAS Lagoa da Paixão e CRAS Engomadeira, atuarão duas vezes por semana.    
    Diretoria de Proteção Especial (DPSE)
    Nos Centros de Referência Especializados da Assistência Social (CREAS), haverá plantão regionalizado no CREAS Garcia, de segunda a sexta-feira.

    Nos Centros de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centros POP), o atendimento será antecipado para às 07h até às 17h.
    Já no Serviço Especializado para Pessoas com Deficiência (Centro Dia), o plantão será exclusivo para apoio às famílias, até a finalização da distribuição de cestas básicas e fraldas.
    Coordenadoria de Segurança Alimentar (COSAN)
    No Restaurante Popular Cuidar, em São Tomé de Paripe, o atendimento ao público será das 11h às 13h30min, de segunda a sexta-feira, com prioridade para idosos e pessoas com deficiência. O programa Prato Amigo funcionará das 09h às 15h, também, de segunda a sexta-feira.

    Conselho Municipal de Assistência Social de Salvador (CMASS)
    O atendimento presencial na sede, localizada no Edifício Oxumaré, térreo, Avenida. Sete de Setembro, 89, no bairro Dois de Julho, será até dia 27 de março. A partir desta data, o conselho funcionará de forma remota/home office.

    Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comped)
    Os atendimentos estão suspensos.  /Por: Divulgação 
     
      Comentário do Google+
      Cometários do Facebook

    0 comentários:

    Post a Comment