Alunos da UNIFACS reclamam de sobrecarga de avaliações e cobram desconto em mensalidade


    A lunos da Universidade Salvador (UNIFACS) estão se queixando do método de avaliação da instituição durante a pandemia do novo coronavírus e cobram redução da mensalidade já que as aulas, agora, são ministradas apenas virtualmente. Em carta enviada à redação do Bnews, os discentes alegam esgotamento físico e mental devido a maratona de avaliações estabelecidas pela universidade. 
    Na carta, os denunciantes afirmam que o sistema de avaliação prevê no minímo cinco atividades avaliativas para cada disciplina, o que resultaria para um aluno com seis matérias na grade curricular 30 atividades. No ano passado, a universidade cobrava apenas duas por disciplina. De acordo com eles, o plano não se encaixa na nova rotina adotada durante o período de isolamento social. Muitos, sem conseguir dar conta da carga, passaram a procurar apoio psicológico na instituição.
    "No entanto, ignorando os pedidos dos alunos - inclusive os que estão desenvolvendo TCC, estagiando em home office e participando de cursos (online) preparatórios para a OAB - a UNIFACS manteve as atividades sob o argumento de que os alunos deveriam utilizar o tempo de deslocamento para realizar as avaliações, colocando em risco não só a aprovação na matéria em curso, mas todo o semestre, o que resultaria em um acúmulo de reprovações e, obviamente, rematrículas, gerando um sensação de pânico e horror", diz parte da carta. 
    Procurada a UNIFACS afirmou que se sensibiliza com a situação dos estudantes e que "não tem medido esforços para garantir o acesso dos alunos ao conteúdo programático do semestre, evitando, ao máximo, prejuízos no calendário acadêmico".
    "As aulas são síncronas e acontecem no mesmo horário em que seriam ministradas presencialmente, não comprometendo os horários de outras atividades dos alunos. Além disso, as atividades solicitadas também seguem o padrão daquele adotado antes da pandemia", afirmou a instituição em nota.
    Sobre o apoio psicológico aos alunos, a universidade informou que os atendimento estão sendo realizados online e que, em caso de necessidade, o discente pode procurar o coordenação do curso. "A UNIFACS é uma das poucas instituições de ensino superior a oferecer atendimento por meio do Núcleo de Atendimento Psicopedagógico, que atua juntamente com uma rede de apoio. A Universidade lançou o Programa de Apoio Financeiro 'Estamos Juntos', no qual possibilita o parcelamento das mensalidades de estudantes que tiveram algum impacto financeiro neste momento de pandemia causado pelo novo coronavírus;", completou.  /Por: Divulgação  Por: Nilson Marinho

      Comentário do Google+
      Cometários do Facebook

    0 comentários:

    Post a Comment