Dois de Julho terá programação virtual por conta da pandemia



    O Dia da Independência do Brasil na Bahia, comemorado nesta quinta-feira (2), terá atos comemorativos simbólicos no Largo da Lapinha, com acesso liberado apenas às autoridades civis, militares e imprensa identificada, para evitar aglomerações. 
    A partir das 8h, haverá hasteamento das bandeiras nacional, do estado e da capital baiana, seguido pela deposição de flores aos Heróis da Independência no monumento do General Labatut.
    A solenidade contará com as presenças do prefeito ACM Neto e do governador Rui Costa, dos presidentes da Assembleia Legislativa da Bahia, da Câmara de Vereadores e do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), Nelson Leal, Geraldo Júnior e Eduardo Morais de Castro, respectivamente.
    O local onde ocorrerá as celebrações será interditado com gradil, com intuito de evitar aglomerações. Também será montado um toldo onde as autoridades darão uma coletiva aos jornalistas em área reservada. 
    Não haverá o tradicional cortejo cívico e nem a apresentação de grupos folclóricos ou culturais.
     

    Agenda virtual 
    Por conta da pandemia da Covid-19, a prefeitura montou uma agenda virtual para celebrar a data. A Fundação Gregório de Mattos (FGM) disponibilizará, no canal do Youtube, uma programação durante seis dias, com exibição de filmes, encontro de filarmônicas, videoaulas e rodas de conversas. Também haverá jogos educativos temáticos para crianças e adolescentes nos perfis da FGM no Instagram (@ fgmoficial) e Facebook (@ fgmcultura).
     

    Confira a programação:
    Quinta (2)
    8h – Exibição do documentário "Dois de Julho - Um Sonho de Liberdade”
    18h – Exibição do 29º Encontro de Filarmônicas, conduzido pelo maestro Fred Dantas.
    Sexta (3)
    Das 8h às 21h – Estará disponível para o público o filme “Dois de Julho: Guerra da Independência na Bahia”, de Renato Barbieri. 
    14h - Estreia da série "Mulheres da Independência". 
    18h - Cineclube Boca de Brasa com a roda de conversa sobre o filme “Sonho de Liberdade”. 
    Sábado (4)
    8h - Exibição do filme “Dois de Julho: Caminhos da Liberdade” e jogos educativos no Instagram (@ fgmoficial) e no Facebook (@ fgmcultura).
    14h – Transmissão do filme "Mulheres da Independência: Episódio 2 - Joana Angélica", com a professora Patrícia Valim.
    Domingo (5)
    8h - Documentário "Fui pra Rua e Volto Já", de direção de Lucas Franco.
    10h - Jogos educativos.
    14h - Videoaula "Mulheres da Independência: Episódio 3 - Maria Felipa", com a professora Luana Soares.
    Segunda (6)
    8h – Exibição do documentário “Balizando Dois de Julho" (direção de Fabíola Aquino), que aborda a temática LGBT no desfile cívico da Independência da Bahia.
    10h - "Brincando com o Dois de Julho".
    14h - Videoaula "Mulheres da Independência: Episódio 4 - Caretas do Mingau", com a professora Vanessa Pereira.
    Terça (7)
    10h - "Brincando com o Dois de Julho".
    16h - Bate-papo “Patrimônio É… A Independência do Brasil na Bahia”, que terá como convidados Antonietta D’Aguiar Nunes, Fábio Baldaia, Fred Dantas, Rita Barbosa e mediação de Edvard Passos.  / Por: Redação BNews 
     
      Comentário do Google+
      Cometários do Facebook

    0 comentários:

    Post a Comment