IGHB promove live sobre o culto a Xangô nesta sexta


    O Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB) promove nesta sexta-feira (19), às 17 horas, a live “Xangô, São João e as fogueiras de Junho”. A transmissão acontece no canal do YouTube do instituto.
    O objetivo do encontro, que vai reunir os professores Ricardo Aragão, Gildeci Leite, Pai Raimundo de Xangô, com mediação da professora Maria Alice Silva, é tratar do culto ao Orixá Xangô/Inquice Zazi e do porquê de alguns o festejarem no mês de junho e acreditarem que a fogueira o aproxima de São João Batista.
    Para o associado do IGHB e professor Gildeci Leite, a live será uma oportunidade de o público conhecer mais sobre as relações sincréticas e paralelísticas entre Xangô e os santos católicos, mais especificamente aqueles festejados durante o período junino.
    “Entre as relações serão discutidas especificidades das representações do fogo e seus significados para Xangô, São João e São Pedro. A intenção é conversar sobre como o povo de axé festeja Xangô e os santos juninos ora de forma separada, ora de forma integrada, preservando, sempre, simbologias do fogo”, explica.
    Outra abordagem que será destacada é a do professor Ricardo Aragão, sobre o conceito de Cosmopolítica Bantu e sua relação com o candomblé Angola. Na sequência, o Pai Raimundo de Xangô, do Centro Umbandista Paz e Justiça, falará sobre o orixá do fogo e da justiça, Xangô - que, no sincretismo religioso, está relacionado aos santos católicos São João e São Pedro. 

     Por: Divulgação/IGHB  Por: Redação BNews

      Comentário do Google+
      Cometários do Facebook

    0 comentários:

    Post a Comment