SAJ: Prefeitura flexibiliza funcionamento do comércio a partir da próxima segunda (27)


    A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus inicia na próxima segunda-feira (27) a 1ª fase do Plano de Reabertura das Atividades Comerciais. A retomada acontece após a confirmação dos indicadores previstos no plano apresentado na última segunda (20): taxa de crescimento de casos abaixo de 5%, taxa de ocupação e giroleito dentro do limite prudencial; taxa de ocupação de leitos de UTI no estado da Bahia abaixo de 75%. 

    Nesta primeira etapa, as atividades permitidas terão horários diferenciados:

    I. Shoppings, centros comerciais, galerias e semelhantes; comércio de rua – segunda a sexta, das 13h às 18h;

    II. Estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços – segunda a sexta, das 13h às 18h;

    III. Templos Religiosos e Igrejas – quintas e domingos até às 19h 
    (Igreja Adventista do Sétimo Dia - quartas e sábados até às 19h)

    IV. Barbearias, Salões de Beleza e Similares – segunda a sábado, das 8h às 18h;

    V. Lanchonetes e Restaurantes – diariamente das 11h às 19h

    VI. Bancos – segunda a sexta, das 8h às 12h;

    VII. Lotéricas e Correspondentes Bancários – segunda a sábado, das 8h às 12h

    VIII. Serviços de Fisioterapia – segunda a sexta, das 8h às 12h

    IX. Estacionamentos e Lava-Jatos: segunda à sábado, das 5h às 18h

    Além de todas as normas de segurança recomendadas pela Organização Mundial de Saúde e listadas em decreto, os estabelecimentos deverão também respeitar normas específicas de distanciamento e afixar em locais de acesso, cartazes com a respectiva capacidade total de atendimento presencial:

    I - 01 pessoa a cada 9m2 (nove metros quadrados) nas áreas comuns e 01 pessoa a cada 5m2 (cinco metros quadrados) no interior das lojas, aferindo a temperatura dos clientes com termômetro infravermelho;

    II - 01 pessoa a cada 9m2 (nove metros quadrados) no interior dos estabelecimentos.

    III - máximo de 50 pessoas e 40% da capacidade do salão, bem como distanciamento mínimo de 1,5 metros, em todas as direções, entre os participantes das reuniões;

    IV - 01 pessoa a cada 5m2 (cinco metros quadrados) no interior dos estabelecimentos, com atendimento por hora marcada, não sendo permitido o compartilhamento de utensílios e sendo obrigatória a esterilização dos instrumentos.

    V - 01 pessoa a cada 5m2 (cinco metros quadrados) no interior dos estabelecimentos, proibido o self-service, com no máximo 50% da capacidade com mesas intercaladas.

    VI e VII – 01 pessoa a cada 5m2 (nove metros quadrados) no interior dos estabelecimentos, aferindo a temperatura dos clientes com termômetro infravermelho e impedindo o acesso das pessoas com sintomas febris.

    VIII - 01 pessoa a cada 5m2 (cinco metros quadrados) no interior dos estabelecimentos, com atendimento por hora marcada, sendo vedado o compartilhamento de equipamentos e obrigatória a higienização entre os atendimentos e distribuição de borrifador (álcool 70%) e papel toalha.

    Os estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços também ficam obrigados a fornecer máscaras a funcionários e colaboradores, bem como, somente permitir o acesso de clientes utilizando máscara. 

    O uso do equipamento também passa a ser obrigatório para todas pessoas em circulação, incluindo pessoas em veículos, exceto para os casos onde o motorista for o único ocupante do mesmo.

    Ainda de acordo com o novo decreto, passa a ser obrigatório para os feirantes a utilização de máscara facial, face shield e avental. Além disso, a partir de 1º de agosto, a redução na frota do transporte coletivo municipal passa a ser de 25%.

    O decreto que regulamenta a 1ª fase de reabertura das atividades comerciais em Santo Antônio de Jesus será publicado no Diário Oficial do Município e no site sajcontraocoronavirus.com.br/decretos ainda neste sábado (25).
      Comentário do Google+
      Cometários do Facebook

    0 comentários:

    Post a Comment