PIB do 2º trimestre trará recessão recorde, apontam especialistas


    Um levantamento feito pelo site G1 apontou que a economia brasileira terá uma retração acima de 8% no 2º trimestre, frente aos 3 meses anteriores. Das 12 consultorias e instituições financeiras consultadas pela reportagem, 10 esperam que o tombo seja de até 10%.
    A maior queda já registrada pelo IBGE foi a do 4º trimestre de 2008, quando o PIB despencou 3,9% na comparação com o trimestre anterior. Economista acreditam que a queda recorde em apenas um trimestre deverá superar a perda acumulada em qualquer uma das últimas 9 recessões que o Brasil passou nos últimos 40 anos. O Brasil pode ter entrado em recessão desde o 1º trimestre.
    "As revisões caminharam para um cenário um pouco melhor no ano e no segundo trimestre. Ainda assim, esperamos que o PIB só retome ao nível pré-crise no segundo semestre de 2022. Projetamos crescimento de apenas 2,4% no ano que vem, de modo a não recuperar nem metade do que foi perdido esse ano", afirmou ao G1 Luana Miranda Comitê de Datação de Ciclos Econômicos (Codace), da FGV   /Por: Marcos Santos/USP Imagens 
      Comentário do Google+
      Cometários do Facebook

    0 comentários:

    Post a Comment