Raio-X: PSD reúne maioria de candidatos inscritos no TSE para disputa de eleições municipais na Bahia



     Dos 40.766 inscritos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para tentar disputar as eleições municipais na Bahia, 12,4% são do Partido Social Democrático (PSD), o equivalente a 5.040 registros de candidaturas. A legenda lidera o ranking estadual, seguida de PP (10,2%), PT (9,3%), DEM (6,8%) e PSB (6,4%).

    Os dados estão disponíveis no site do TSE e foram analisados, nesta terça-feira (29), pelo BNews. Ao realizar o cruzamento de vagas por partido e cargos por partido, é possível perceber que 92% dos filiados ao PSD vão tentar disputar um cargo no legislativo baiano. A sigla tem o maior número de candidatos a vereador inscritos.

    Já os registros para prefeito somam 243 nomes, enquanto os de vice reúnem 158 candidaturas que ainda não foram aprovadas pela Justiça Eleitoral. Os números mostram que o PSD também encabeça a lista dos que mais inscreveram candidatos às prefeituras baianas e ao cargo de vice-prefeito.

    Lanterna
    O partido que menos registrou candidatura junto ao TSE neste ano, na Bahia, foi o PCB, que terá apenas um candidato a vereador na capital baiana, em caso de aprovação pelo tribunal. A mesma coisa acontece no cenário nacional, com a legenda em último lugar entre as que pediram registro de candidatura, com 76 nomes.

    Na Bahia, acima do PCB estão PSTU (3), PCO (4) e UP (12). Já em Salvador, o NOVO também integra a lista das siglas que menos registraram candidatos para a disputa eleitoral de 2020, com 16 concorrentes, todos visando uma cadeira na Câmara de Vereadores.

    Salvador
    Ao se fazer um raio-x dos partidos que têm candidatos à Prefeitura de Salvador, o Pros, de Celsinho Cotrim, lidera a lista, com 87 nomes inscritos para o pleito deste ano, sendo 85 para a disputa do legislativo.

    Em seguida aparecem o Avante, de Isidório, e o Podemos, de Bacelar, empatados, com 67 candidaturas, sendo que ambos têm 65 nomes na tentativa de disputa do legislativo municipal.

    Já o PCdoB, da candidata Olívia Santana, colocou 65 nomes para tentar disputar as eleições municipais, sendo 64 para o legislativo. O quinto partido do ranking é o Democratas, que tem na disputa pelo executivo municipal o candidato que lidera as pesquisas, Bruno Reis, atual vice-prefeito da capital baiana. São 61 inscritos, sendo 60 postulantes ao cargo de vereador.

    O PT, partido da candidata Major Denice, da base do governador Rui Costa, inscreveu ao TSE também 61 nomes, sendo 60 para o legislativo. O partido de Hilton Coelho, Psol, tem 40 candidatos registrados junto à Justiça Eleitoral para tentar as eleições em Salvador.

    Os últimos da lista são o PRTB, de Cezar Leite, com 32 inscritos, e o PCO, de Rodrigo Pereira, com 3 nomes. É importante ressaltar que, até o momento, nenhum dos candidatos da Bahia tiveram a candidatura homologada pelo Tribunal Superior Eleitoral e, portanto, precisam aguardar o deferimento do registro junto à Justiça.   / Por: Agência Brasil  Por: Yasmin Garrido 

      Comentário do Google+
      Cometários do Facebook

    0 comentários:

    Post a Comment