ACM Neto diz que vai trabalhar para eleger Elmar presidente da Comissão de Orçamento na Câmara


     O presidente nacional do DEM, prefeito de Salvador ACM Neto afirmou que vai  trabalhar para eleger o deputado Elmar Nascimento como presidente da Comissão Mista de Orçamento (CMO) no Congresso Nacional. Neto defendeu que o acordo “entre as casas”, Câmara e Senado, seja cumprido. 

    “Tem que ser  cumprido, não tenha dúvidas  e vamos trabalhar para Elmar ser o presidente da CMO”, disse, nesta sexta (23), durante a inauguração da nova Arena Pronaica, no bairro de Cajazeiras X.
    O impasse na escolha do futuro presidente da CMO trava a votação de 29 projetos de lei que liberam R$ 27,2 bilhões em créditos adicionais ao Orçamento da União.  Há uma disputa interna entre membros do Centrão.  

    Em setembro, os líderes partidários fizeram duas tentativas frustradas de escolher o presidente o colegiado. Pelo rodízio periódico entre Senado e Câmara, a presidência da CMO neste ano cabe a um deputado federal.  Porém, o grupo do atual presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), tenta emplacar o nome de Elmar, o líder do PP na Casa, deputado Arthur Lira (AL) quer lançar o nome da deputada Flávia Arruda (PL-DF). 

    Conforme apurado pelo BNews, há também interferência do Poder Executivo na escolha, já que alguns deputados avaliam que a escolha de quem vai conduzir a Comissão de Orçamento pode ter grande influência na eleição da presidência da Câmara. 

    Composta por 40 parlamentares, sendo 30 deputados e dez senadores, a CMO é responsável por examinar e emitir parecer sobre o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), a Lei Orçamentária Anual (LOA) e demais matérias orçamentárias. Ela também é responsável por examinar as contas apresentadas anualmente pelo presidente da República, os planos e programas nacionais, regionais e setoriais e acompanha a fiscalização orçamentária.


     Por: Vagner Souza/ BNews

      Comentário do Google+
      Cometários do Facebook

    0 comentários:

    Post a Comment