Candidato do PSOL é o mais votado em Feira; veja como ficou a composição da Câmara


     Com mais de 8 mil votos, o professor de ensino médio Jhonatas Monteiro, do PSOL, foi eleito o vereador mais votado em Feira de Santana nesta eleição. Ele será o único representando do partido na Câmara Municipal, que conta com uma bancada forte do MDB, partido do prefeito Colbert Martins Filho, que disputa o segundo turno com Zé Neto (PT).

    Caso o resultado seja a seu favor, o deputado federal petista vai encontrar forte oposição na Casa, já que só o MDB elegeu quatro vereadores, sem contar os aliados. O seu partido conseguiu aumentar a bancada que tinha somente um representante (Alberto Nery), agora passará a contar com dois vereadores: Sílvio Dias e Professor Ivamerg. Sigla que integra a base do governador Rui Costa (PT), o PSB perdeu automaticamente o veterano Beto Tourinho, que concorreu à Prefeitura, mas manteve a sua cadeira com a eleição de Galeguinho.

    Somados, o grupo que pode eventualmente formar a base de Zé Neto, ou a oposição de Colbert, tem estes três edis e também o psolista Jhonatan Monteiro (PSOL). Apesar da independência do partido, a tendência é que o seu mandato oponha qualquer um que seja eleito, principalmente se for o emedebista, ligado a um grupo político mais conservador e à direita.

    Contabilizando os partidos que manifestaram apoio a Colbert e que também já tem uma trajetória de votar com a situação nos últimos anos, são pelo menos 16 vereadores eleitos da base. Apesar do DEM, aliado do MDB na cidade, ter perdido três cadeiras na Câmara, ficando agora com somente três, outros partidos nanicos da direita conseguiram eleger vereadores.

    Além dos quatro eleitos pelo MDB e três pelo DEM, o PSD, PV, PROS, Patriota, PSDB e PL elegeram um nome cada. O Republicanos, que teve o deputado José de Arimateia como candidato À Prefeitura, o Cidadania e o DC, não são oficialmente da base do prefeito, mas a tendência é que votem na maioria das vezes seguindo a orientação do Executivo municipal - caso Colbert vença o pleito.

    RENOVAÇÃO

    Mais da metade da Câmara foi renovada. Dos 21 vereadores eleitos, 13 deles são novos na Câmara Municipal ou ao menos não estiveram nos últimos 4 anos no cargo, o que representa um índice de 61% de renovação.   / Por: Luiz Felipe Fernandez


      Comentário do Google+
      Cometários do Facebook

    0 comentários:

    Post a Comment