PSD e PP seguem liderando o número prefeituras no estado; Dem ultrapassa PT e MDB assumindo o 3º lugar


     O Partido Social Democrático (PSD) foi o que mais cresceu na Bahia na comparação entre o pleito de 2020 e o de 2016. O partido presidido pelo senador Otto Alencar saltou de 82 prefeituras para 105 em 2020, um aumento de cerca 30%.

    Assim como em 2016, o Partido Progressista (PP) foi a segunda sigla a eleger mais chefes de executivos municipais nas urnas. O partido comandada pelo vice-governador João Leão (PP) no estado saltou de 57 para 86 prefeituras, um aumento parecido com o do PSD de um pleito para o outro.

    O Democratas (Dem) manteve a tendência de crescimento e ultrapassou o PT e o MDB no número de prefeituras sob sua gestão, alcançando o terceiro lugar em prefeitura no estado em 2020. O sigla comandado pelo deputado federal Paulo Azi (Dem) na Bahia e pelo prefeito ACM Neto no país saiu de 34 para 37 prefeituras,mantendo sob seu comando Salvador, Camaçari e Luiz Eduardo Magalhães, um fortalecimento planejado de olho nas eleições ao governo do estado em 2022.

    De sensação em 2016 para quase extinto em 2020, o Partido Social Liberal (PSL) foi a legenda com maior queda na Bahia, reduzindo de 15 prefeitos para 1 em quatro anos. Outra legenda que despencou em quatro anos foi o  Movimento Democrático Brasileiro (MDB), que reduziu de 47 para 11 prefeitos entre 2016 e 2020

    Comandado pela deputada federal Lídice da Mata no estado,o Partido Socialista Brasileiro (PSB) teve uma performance substancial nas urnas, saltando de 21 para 29 prefeituras em quatro anos, um aumento de mais de 30%.
    O Partido dos Trabalhadores (PT) caiu de 39 para 32 cidades sob o seu comando até o momento, já que conta com dois candidatos na disputa do segundo turno em Feira de Santana e em Vitória da Conquista, podendo somar 34 prefeituras e minimizar a queda.

    Outra sigla que mostrou um crescimento considerável se comparado o pleito de 2016 e o 2020 foi o Partido Comunista do Brasil (PCdoB). Comandado pelo secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Davidson Magalhães, no estado, a legenda saltou de 12 para 16 prefeituras alcançadas, um aumento de mais de 30%.  /BNEWS  Por: Raul Aguilar

      Comentário do Google+
      Cometários do Facebook

    0 comentários:

    Post a Comment